Pular para o conteúdo principal

Importância do S.G.A.

``Em 1962, Sprouse e Moonitz (apud Ribeiro, 1992, 97) afirmavam que Passivos são obrigações que exigem a entrega de ativos ou prestação de serviços em um momento futuro, em decorrência de transações passadas ou presentes.``


Os passivos ambientais devem ser reconhecidos contabilmente, pois representam, expectativa de sacrifício de benefícios futuros impostas por legislações e regulamentações ambientais, como taxas, contribuições, multas e penalidades por infrações legais e, ainda, em decorrência de ressarcimento a terceiros por danos provocados, estimativa de gastos para recuperação e restaurações de áreas degradadas, seja por iniciativa própria, por exigência legal ou de terceiros.

Contudo há ferramentas eficazes no tratamento das questões administrativas, legais e operacionais. Com práticas corretas e com intervenção precisas o S.G.A. – Sistema de Gestão Ambiental mitiga e até pode eliminar passivos e controlar ativos intangíveis dependendo do grau de comprometimento da instituição que o adota.


Recicle Idéias!!!

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

``Desmatamento Mata...``

  O desmatamento mata.   Toda floresta é uma casa. Em seus diversos ambiente os ecossistemas tem cada um sua peculiaridade. É como a nossa casa. Cada um de nós tem nosso cantinho e se alguém modificar por algum motivo justificável já ficamos incomodados. Imaginem sem pedir licença ou indiscriminadamente destruir nossa morada. Para onde iremos. É desta forma que atingimos vários ambientes na terra, no mar e no ar... Então Amigos, Procuremos consumir produtos com certificação ambiental. Desta forma estamos minimizando um pouco os impactos negativos ao meio ambiente.       Recicle Idéias!!!

Demandas ambientais levam tecnologia à indústria do cimento

Indústria investe cada vez mais em produtos menos impactantes e influencia positivamente em toda a cadeia da construção civil Por: Altair Santos A indústria cimenteira do Brasil é uma das menos poluentes do mundo. Seja pelo uso de energia limpa, seja pela forma como extrai os componentes para a produção de cimento e seus derivados, ela emite bem menos CO2 se comparada a outros países. Isso não significa que não haja investimento em pesquisa para amenizar o impacto ambiental causado pelo setor. Pelo contrário, segundo o professor e pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Vanderley Moacyr John , a indústria cimenteira é atualmente uma das áreas mais atentas à busca de avanços tecnológicos para se adequar às demandas ambientais. Na opinião do especialista, a mobilização da indústria cimenteira em direção às questões ambientais tem influenciado positivamente toda a construção civil. A começar pelo investimento em tecnologia do concreto. “Certamente, a pró...
Ação Coletiva para diminuição das emissões de gases do efeito estufa - G.E.E.