Pular para o conteúdo principal

Paradigma Ambiental das cidades






 
Você acha natural???



 As cidades para subsistirem, através das pessoas que as habitam, consomem recursos naturais e produtos na forma de ar, água, alimentos, bens de consumo e utilidades. Para desenvolverem suas funções vitais de habitação, produção, serviços e lazer, utilizam insumos, devolvendo-os na forma de gases e vapores, águas servidas e resíduos sólidos.

Os problemas começam quando se registram perturbações sensíveis na ordem natural dos ciclos biológicos.
Valorizar ou eliminar, rejeitar ou preservar são dilemas do comportamento social que permitem ao homem colocar em ação sua fascinante capacidade de invenção ou revelar, apenas, a sua atitude predatória – insustentável.

Atualmente a questão dos resíduos força-nos a reinserir o tema da natureza na ótica do próprio homem avaliando o alcance de suas próprias ações e decisões. Trata-se, não apenas de discutir políticas públicas ou novas tecnologias, mas, sobretudo, de discutir mentalidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

``Desmatamento Mata...``

  O desmatamento mata.   Toda floresta é uma casa. Em seus diversos ambiente os ecossistemas tem cada um sua peculiaridade. É como a nossa casa. Cada um de nós tem nosso cantinho e se alguém modificar por algum motivo justificável já ficamos incomodados. Imaginem sem pedir licença ou indiscriminadamente destruir nossa morada. Para onde iremos. É desta forma que atingimos vários ambientes na terra, no mar e no ar... Então Amigos, Procuremos consumir produtos com certificação ambiental. Desta forma estamos minimizando um pouco os impactos negativos ao meio ambiente.       Recicle Idéias!!!

Demandas ambientais levam tecnologia à indústria do cimento

Indústria investe cada vez mais em produtos menos impactantes e influencia positivamente em toda a cadeia da construção civil Por: Altair Santos A indústria cimenteira do Brasil é uma das menos poluentes do mundo. Seja pelo uso de energia limpa, seja pela forma como extrai os componentes para a produção de cimento e seus derivados, ela emite bem menos CO2 se comparada a outros países. Isso não significa que não haja investimento em pesquisa para amenizar o impacto ambiental causado pelo setor. Pelo contrário, segundo o professor e pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Vanderley Moacyr John , a indústria cimenteira é atualmente uma das áreas mais atentas à busca de avanços tecnológicos para se adequar às demandas ambientais. Na opinião do especialista, a mobilização da indústria cimenteira em direção às questões ambientais tem influenciado positivamente toda a construção civil. A começar pelo investimento em tecnologia do concreto. “Certamente, a pró...
Ação Coletiva para diminuição das emissões de gases do efeito estufa - G.E.E.